Departamento de Economia de Campos

Iniciação Científica

Os programas de iniciação científica objetivam apresentar e incentivar os alunos no pensamento científico.

Há várias instituições que possuem programas de iniciação científica. A própria UFF possui o  Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), além da FAPERJ. Os alunos podem participar como bolsistas (que recebem um valor financeiro que varia de acordo com o programa) ou voluntários (não recebem remuneração).

Na iniciação científica há a figura do professor orientador, que normalmente é aquele professor que escreve o projeto e submete ao processo de seleção para obter as bolsas de IC. Os alunos participantes do projeto são selecionados pelos professores e seu nome é incluído na proposta inicial e enviada para seleção. Nesse ponto o Coeficiente de Rendimento (CR) é importante. Normalmente só podem participar do processo aqueles alunos com CR de no mínimo 6,0 ou 7,0 (dependendo do programa) além de quanto maior for o CR do aluno maior a chance do projeto ser contemplado com bolsa.

Para participar como bolsista é necessário concorrer a um processo de seleção. O  Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) lança editais anualmente (em torno de abril) enquanto a FAPERJ possui dois períodos anuais de oferta de bolsas, que podem ser consultados aqui. Ambos os programas a solicitação é feita via on line pelo professor orientador

Para 2017, os calendários das bolsas são:

Data para solicitação

Início da vigência

6 de março a 18 de maio de 2017

agosto a setembro de 2017

4 de setembro a 23 de novembro de 2017

março a abril de 2018

Para participar de um projeto de IC como voluntário basta encontrar um professor  que possa orientá-lo na área de seu interesse  e perguntar se tem algum projeto disponível e tem disponibilidade de orientações. O Departamento de Pesquisa da UFF não possui nenhum cadastro (no momento) para esse tipo de IC, assim, ao final do projeto será o professor orientador que emitirá uma declaração atestando a participação do aluno no projeto

 

Copyright ©2016 - STI - Todos os direitos reservados