Divulgação da produção científica como instrumento da difusão do conhecimento e ganhos de qualidade

Projetos de desenvolvimento acadêmico Prof. Dr. Samuel Alex Coelho Campos

Título do projeto: A divulgação da produção científica como instrumento da difusão do conhecimento e ganhos de qualidade

Descrição do estudo a ser realizado pelo estudante:
Graças aos esforços de pesquisadores dentro das universidades, principalmente as públicas e de pesquisadores de instituições de pesquisa publica e privada, o Brasil tem aumentado sua produção científica, haja vista que saltou de menos de 1% da produção global nos anos 1990 para cerca de 3% em 2014 (BARATA, 2015). Com isso, o que se nota nos últimos anos é a busca por qualidade e impacto da ciência brasileira. Logo, neste cenário, tão importante quanto a realização da pesquisa em si, é a sua divulgação científica, uma vez que esta passa a desempenhar um papel coadjuvante na difusão do conhecimento e estimulo à realização de maior numero de pesquisas e maior nível de qualidade. Além disso, a divulgação do conhecimento para estudantes da graduação pode-se tornar ferramenta eficiente na motivação pela pesquisa. Neste caso, a continuidade do projeto que visa propagar o conhecimento gerado nas pesquisas de iniciação científica e monografias (trabalhos finais de cursos de graduação) na UFF Campos se justifica por se tratar de um instituto composto por seis cursos de graduação que se somam na busca pelo desenvolvimento da sociedade e da economia regional de modo geral.

BIBLIOGRAFIA

BARATA, G. F.. A importância da divulgação científica como prática acadêmica. Boletim da Associação Brasileira dos Editores Cientificos. 01 jun. 2015. Disponível em:< http://www.abecbrasil.org.br/>. Acesso em 28 mar 2016.

Objetivos a serem alcançados pelo aluno:
Basicamente, o que se pretende é formar uma equipe multidisciplinar capaz de selecionar e adequar artigos de iniciação científica, outros oriundos de trabalhos de disciplinas e monografias, às normas da revista Mundo livre- Revista Discente da UFF Campos- de modo a divulgá-los à comunidade acadêmica e demais interessados. Além disso, pretende-se gerar ambiente de iniciação à pesquisa científica para os alunos bolsitas e eventuais voluntários, com forma de ajudá-los no treinamento quanto à escrita e leitura de caráter científico, bem como permitir ganhos de desempenho acadêmico.

VAGAS ALUNOS DO CURSO DE ECONOMIA: 2