CEC seleciona professor efetivo para área de Gestão e Finanças

O Departamento de Ciências Econômicas de Campos (CEC) do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR) da Universidade Federal Fluminense (UFF) seleciona Professor Adjunto A, nível A1 no regime de 40 h com Dedicação Exclusiva para a área de Gestão e Finanças junto ao curso de Ciências Econômicas de Campos.

Período de Inscrições
Início das inscrições: 26/03/2019
Término das inscrições: 25/04/2019
As inscrições devem ser realizadas on line e anexada a documentação comprobatória.
Acesse https://app.uff.br/cpd/ clique em “Em andamento” e localize o concurso.

Data do concurso
Início das provas: 15/07/2019
Fim das provas: 19/07/2019

Formação exigida
Graduação exigida: Ciências Econômicas
Mestrado exigido: Qualquer área
Doutorado exigido: Economia, Economia Aplicada, Economia Empresarial, Economia Ambiental, Economia Rural, Teoria Econômica, Desenvolvimento Econômico, Planejamento Urbano e Regional, Administração, Administração Pública, Administração Financeira e Administração da Produção.
Área específica: Gestão e Finanças

Ementa
1-Regulação econômica: a atuação das agências reguladoras no Brasil; 2-Defesa da concorrência e política antrituste; 3-Contabilidade de custos e sua evolução. Foco nos custos e sua gestão. Gestão de custos, funções cruzadas, enfoque sistêmico, atribuição de custos, comportamento dos custos por atividade, custeio e controle baseados em função, custeio de produtos e serviços, alocação de custos, custeio padrão, descentralização e contabilidade por responsabilidade, custeio baseado em atividades, tomada de decisão baseada em atividade, decisões de investimentos e gestão de estoques; 4-Evolução das teorias da administração: Administração Científica e Clássica, Teoria das Relações Humanas, Abordagem Comportamental, Teoria Neoclássica, Teoria Estruturalista, Teoria de Sistemas e Teoria Contingencial; 5-Análise e viabilidade de projetos de investimentos: métodos baseados no fluxo de caixa (período de payback, VPL, TIR), Análise Econômica: índice de liquidez, índice de liquidez corrente, capital de giro, indicador de alavancagem) e Índices de Atividade (Prazo médio de pagamento, prazo médio de recebimento, giro do ativo total, rentabilidade e lucratividade, Ponto de equilíbrio); 6-Função Financeira na empresa. Valor empresa e Mercados de capitais; 7-Teorias de alocação de portfólio; 8 -O regime de metas e os mecanismos de transmissão da política monetária; 9-Os bens sociais e as falhas de mercado; 10-Princípios da tributação, tributos diretos e indiretos.

Para mais informações no link acesse o edital aqui: