IPC-Campos

Coordenadora: Patrícia de Melo Abrita Bastos

O presente projeto tem como objetivo construir e avaliar a potencialidade da utilização de um Índice de Preços ao Consumidor de Campos dos Goytacazes (RJ) – IPC-Campos. Propõe-se também acompanhar o comportamento dos preços dos alimentos incluídos da cesta básica no município de Campos dos Goytacazes – RJ, analisar a variação do preço e verificar o diferencial dos preços em relação a outras cidades. Os resultados desta proposta devem ser utilizados por produtores e consumidores, proporcionando aos agentes econômicos do município subsídios na tomada de decisões. A coleta dos preços e a construção do índice permitirá que os agentes econômicos (produtores, atacadistas, varejistas e consumidores) avaliem os preços e os utilizem como instrumento mais seguro na tomada de decisão, elevando suas margens de retorno e diminuindo seus riscos. Permitirá, também, analisar o custo de vida e a concentração de renda na região de estudo, fornecendo importantes informações para estudos e aplicação de políticas públicas e sociais.

Professores Colaboradores: Samuel Alex Coelho Campos e Vladimir Faria dos Santos.
Alunos: