Departamento de Ciências Econômicas de Campos

Projetos de desenvolvimento acadêmico Profa. Dra. Graciela Profeta

Título do projeto: Avaliação de egressos do curso de economia da universidade federal fluminense-unidade de Campos dos Goytacazes

Descrição do estudo a ser realizado pelo estudante:
Em um ambiente dinâmico e turbulento, onde negócios mudam rapidamente e inovações tecnológicas proliferam na forma de novos produtos e processos, a busca pela competitividade impõe às empresas a necessidade de contar com profissionais altamente capacitados, aptos a fazerem frente às ameaças e oportunidades do mercado BATALHA (2000). Além disso, Pinho (1998:4) destaca que “o capital intelectual em todas as épocas, tem representado um dos mais relevantes e básicos fatores de desenvolvimento das sociedades”. Neste sentido, o capital humano, tornou-se hoje, um fator produtivo bastante valorizado e procurado por pelas empresas, sejam elas públicas ou privadas, uma vez que estas organizações dão grande importância a um profissional que esteja apto a estudar e solucionar problemas enfrentados no dia a dia . Logo, um capital humano devidamente qualificado atendendo a demanda de mercado de trabalho, é primordial para o bom desempenho da economia e da sociedade. Portanto, a continuidade do projeto sobre avaliação de egressos do curso de ciências econômicas ganha relevância, uma vez que a partir das informações geradas será possível identificar pontos positivos e negativos do perfil profissional que esta sendo formado pelo curso e assim propor soluções de melhorias e de melhor aproveitamento do capital humano. Essa continuidade do projeto ainda serve como instrumento de retroalimentação de informações para a melhoria da própria pesquisa.

Objetivos a serem alcançados pelo aluno:

Basicamente, o que se pretende é dar continuidade ao processo de avaliação dos alunos egressos do curso, quanto a sua formação profissional e até mesmo pessoal, e como está a empregabilidade desse profissional no mercado de trabalho. Se o perfil de um economista formado pela curso da UFF-Campos condiz com o perfil procurado pelo mercado de trabalho, bem como avaliar a maneira como o curso vem formando esses novos profissionais. Além disso, objetiva-se com esse estudo verificar pontos positivos e negativos quanto ao perfil profissional do egresso do curso de economia da UFF campos, de modo a explorar os pontos positivos e buscar solucionar os pontos falhos com o intuito de aumentar a qualidade do curso. Ademais, pretende-se apresentar os resultados obtidos em congressos regionais, semana acadêmica e demais eventos promovidos pelo curso, à comunidade acadêmica e ao público em geral, como meio de divulgação do curso e da Unidade Campos. Por fim, espera-se que o projeto possa servir como uma forma de iniciação docente à pesquisa e linguajar científico, fatores importantes para a elaboração e sucesso do trabalho de monografia, exigência para a integralização curricular do curso.

VAGAS PARA ALUNOS DE ECONOMIA: 3